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O sucesso da ind\u00fastria cosm\u00e9tica \u00e9 ineg\u00e1vel. Incont\u00e1veis marcas, das menores \u00e0s gigantes, se estapeiam ao redor do mundo para entregar pioneirismo, inova\u00e7\u00e3o, experi\u00eancia, performance e seguran\u00e7a para os consumidores cada vez mais exigentes. N\u00e3o \u00e9 a toa que este foi o \u00fanico setor que n\u00e3o s\u00f3 n\u00e3o decaiu, como cresceu, nas crises econ\u00f4micas que o Brasil vem passando h\u00e1 alguns anos. Mas ser\u00e1 qual \u00e9 a origem disso tudo?<\/p>
Os primeiros registros de higiene e pintura corporal s\u00e3o datados de cerca de 30 mil anos atr\u00e1s, por\u00e9m os eg\u00edpcios (1400 a.C.) foram os reais precursores da utiliza\u00e7\u00e3o de ingredientes naturais para a vaidade, e n\u00e3o apenas para assepsia. Utilizavam argilas, azeites, pigmentos de min\u00e9rio, leites, entre outros. J\u00e1 na Gr\u00e9cia Antiga (200 d.C.), para valorizar a \u201cperfei\u00e7\u00e3o humana\u201d utilizava-se ingredientes como \u00e1gua de rosas, cera de abelha e prepara\u00e7\u00f5es mais complexas. De l\u00e1 pra c\u00e1, obviamente, muita coisa mudou. Por\u00e9m, me atrevo a dizer que a ess\u00eancia permanece a mesma.<\/p>
Segundo a ANVISA, cosm\u00e9ticos \u201cs\u00e3o prepara\u00e7\u00f5es constitu\u00eddas por subst\u00e2ncias naturais ou sint\u00e9ticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano com o objetivo exclusivo ou principal de limp\u00e1-los, perfum\u00e1-los, alterar sua apar\u00eancia, corrigir odores corporais, proteg\u00ea-los e\/ou mant\u00ea-los em bom estado\u201d. (RDC n\u00ba 07 de 10\/02\/2015). Em outras palavras, esses produtinhos tem um poder incr\u00edvel! Agem diretamente em nossa apar\u00eancia externa, promovendo sa\u00fade e elevando atributos internos como autoestima e bem-estar, al\u00e9m de conseguirem ativar 4 de nossos 5 sentidos ao mesmo tempo.<\/p>
Eu, que n\u00e3o sou boba nem nada, n\u00e3o perco tempo e acompanho de perto as movimenta\u00e7\u00f5es dessa ind\u00fastria no Brasil e no mundo. Alguns produtos j\u00e1 fazem parte da minha rotina h\u00e1 anos, mas sempre dou um jeito de testar as novidades (e, claro, compartilhar com as amigas). E voc\u00ea, n\u00e3o vive sem algum cosm\u00e9tico? Gosta de acompanhar as tend\u00eancias e lan\u00e7amentos como eu? Me conta no @falakaren. Vou adorar te conhecer por l\u00e1!
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O sucesso da indústria cosmética é inegável. Incontáveis marcas, das menores às gigantes, se estapeiam ao redor do mundo para entregar pioneirismo, inovação, experiência, performance e segurança para os consumidores cada vez mais exigentes. Não é a toa que este foi o único setor que não só não decaiu, como cresceu, nas crises econômicas que o Brasil vem passando há alguns anos. Mas será qual é a origem disso tudo?
Os primeiros registros de higiene e pintura corporal são datados de cerca de 30 mil anos atrás, porém os egípcios (1400 a.C.) foram os reais precursores da utilização de ingredientes naturais para a vaidade, e não apenas para assepsia. Utilizavam argilas, azeites, pigmentos de minério, leites, entre outros. Já na Grécia Antiga (200 d.C.), para valorizar a “perfeição humana” utilizava-se ingredientes como água de rosas, cera de abelha e preparações mais complexas. De lá pra cá, obviamente, muita coisa mudou. Porém, me atrevo a dizer que a essência permanece a mesma.
Segundo a ANVISA, cosméticos “são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los e/ou mantê-los em bom estado”. (RDC nº 07 de 10/02/2015). Em outras palavras, esses produtinhos tem um poder incrível! Agem diretamente em nossa aparência externa, promovendo saúde e elevando atributos internos como autoestima e bem-estar, além de conseguirem ativar 4 de nossos 5 sentidos ao mesmo tempo.
Eu, que não sou boba nem nada, não perco tempo e acompanho de perto as movimentações dessa indústria no Brasil e no mundo. Alguns produtos já fazem parte da minha rotina há anos, mas sempre dou um jeito de testar as novidades (e, claro, compartilhar com as amigas). E você, não vive sem algum cosmético? Gosta de acompanhar as tendências e lançamentos como eu? Me conta no @falakaren. Vou adorar te conhecer por lá!
REVISTA EXTRAORDINÁRIA | André Lap - CEO & Diretor | |
Equipe: |
Publicado por
Karen Ribeiro
Tecnóloga em Processos Químicos (IFRJ),
Cosmetóloga (Instituto Racine)
em 18/08/2021 às 10:00